Como marcar produtos no Facebook e Instagram Shopping

Hoje, se você tem uma conta empresa no Facebook e ou Instagram, você pode realizar a marcação dos produtos para facilitar a compra por parte de seus clientes, sem ter a necessidade deles acessarem o link de sua loja na bio.

1- Começando

De inicio, você precisa ter uma página no Facebook de sua empresa, e tem que ser página mesmo, e não perfil. No Instagram, você precisa ter uma perfil comercial para sua empresa, ao invés de um  perfil simples.

2- Feed XML

Antes de marcar os produtos no Facebook e Instagram, você precisa enviar a eles seu catálogo de produtos, que é um arquivo xlml, com uma lista de todos os seus produtos disponíveis para venda em sua loja. Você pode obter esse feed xml solicitando através de nosso suporte pelo e-mail suporte@yampi.com.br

3- Upload do seu catálogo

 Criando o catálogo:

  1. Acesse o Gerenciador de Catálogos do Facebook
  2. Clique em "Criar Catálogo"
  3. Selecione a opção "E-commerce" e prossiga
  4. Selecione sua página como dona do catálogo (Catalog Owner) em vez de seu perfil pessoal
  5. Dê um nome ao seu catálogo e prossiga

 Fazendo o upload de seu catálogo

  1. Abra novamente o Gerenciador de Catálogos do Facebook
  2. Clique no catálogo que você criou
  3. Clique em "Adicionar produtos"
  4. Selecione a opção "Use data feeds"
  5. Cole o link do xml no campo "Add a data feed URL"
  6. Escolha um nome para seu feed
  7. Defina "BRL" como moeda (BRL é o nome internacional do Real)
  8. Clique em "Start Upload"

Prossiga com o upload e clique em Done. Aguarde alguns minutos que os produtos irão aparecer em seu catálogo – você pode conferir clicando em Products e Data Source

4- Marcando os produtos no Facebook

Para adicionar seus produtos a uma imagem do Facebook, basta clicar na opção de Marcar produtos ao criar o post – é um ícone de sacola de compras que vai aparecer no canto inferior esquerdo da sua foto. Você pode marcar múltiplos produtos na mesma imagem!

5- Marcando os produtos no Instagram

O recurso para marcar os produtos no Instagram é recente e está sendo distribuído pouco a pouco para usuários do mundo todo.

Caso seu perfil comercial seja elegível, você vai ver uma mensagem no topo com um botão para começar a marcar seus produtos. Caso a mensagem não apareça, você pode seguir os passos:

  1. No Instagram, acesse configurações/preferências em seu perfil
  2. Deslize até Configurações do negócio (Business Settings)
  3. Acesse Produtos (Products)
  4. Selecione o catálogo que você criou

Agora é só marcar os produtos normalmente, exatamente como você faria para marcar usuários: pelo nome do produto e da arte.

Este artigo lhe ajudou? Obrigado! There was a problem submitting your feedback. Please try again later.

Ainda precisa de ajuda? Novo ticket Novo ticket