Como cadastrar um produto?

Cadastrar os produtos corretamente é sem dúvidas uma atividade importantíssima para o bom funcionamento de sua loja. Nossa plataforma traz isso de uma forma robusta, com muitos recursos e funcionalidades, para que você possa cadastrar seus produtos variados de maneira que seja fácil para os clientes encontrá-los, e tudo de um jeito simples e prático, poupando seu tempo e agilizando seu negócio. 

Quando a página do cadastro de um novo produto for aberta, você irá se deparar com diversos campos, mas não se preocupe, este artigo está aqui para ajudá-lo. À seguir serão explicados todos os campos que você pode e/ou deve preencher. 

Primeiramente acesse em painel Produtos -> +Novo produto. 

Se o seu produtos possuir variantes, selecione a Opção '' Produto com variante'', caso contrario selecione ''Produto sem variante'':

Informações básicas

Em Informações básicas você pode ativar e inativar o produto e selecionar se o mesmo ficará buscável em sua loja ou não.

É necessário também que selecione se o mesmo é um Produto físico ou um Produto Digital

Após isso, é necessário que preencha alguns campos: 

  • Nome do produto: Nesse campo você deve inserir o nome do produto, de uma forma clara e completa. Exemplos: Cortina B azul 2,02mx2,07m; Smartwatch LED display, etc
  • Marca: Nessa campo você associa o produto a uma marca
  • Código NCM: Código de 8 dígitos. Significa Nomenclatura comum do Mercosul. Não é de preenchimento obrigatório*
  • Relevância: Índice de prioridade que o produto tem no posicionamento de busca

Frete customizado

Você pode optar por colocar um frete customizado em seu produto. Caso selecione essa opção, você pode adicionar um preço fixo ou deixá-lo como gratuito. 

Explicamos melhor sobre esse recurso nesse artigo: Como configurar frete grátis ou fixo por produto?

Checkout

Nessa seção, você pode definir se deseja afiliar um gateway específico para determinado produto, bem como inserir as URLs de redirecionamento para cada meio de pagamento utilizado. Caso esse campo fique vazio, será utilizada a afiliação padrão que está cadastrada. Não é de preenchimento obrigatório *

Categorias

Nessa área, é possível associar o produto a uma categoria existente, ou até mesmo criar uma categoria para associa-la ao produto em criação.

Nesse artigo, ensinamos como criar categorias: Como cadastrar uma categoria?

SKU/Variantes

Caso o seu produto não possuir variantes esse campo será exibido como '' SKU'', caso possua, ficará como ''Variantes''.

  • SKU

Para o cadastro do Sku, você precisa preencher esses campos:

  • Código SKU: Código exclusivo para identificar o produto. Deve ser preenchido com o valor da SKU do produto. SKU significa "Stock Keeping Unit" (Unidade de Controle de Estoque). Com esse recurso, você conseguirá organizar os diferentes itens do estoque de sua loja através de códigos únicos atribuídos a eles. Caso você não trabalhe com nenhum modelo de valor específico, pode gerar-se uma SKU única e aleatória clicando-se no botão "GERAR" localizado ao lado.
  • Código de Barras (EAN-13): Com esse recurso, você conseguirá organizar os diferentes itens do estoque de sua loja através de códigos únicos atribuídos a eles. Não é de preenchimento obrigatório* 
  • Preço de custo - Deve ser preenchido com o valor do preço de custo do produto, em reais.
  • Preço de venda - Deve ser preenchido com o valor do preço de venda do produto, em reais.
  • Preço promocional - Deve ser preenchido com o valor do preço promocional do produto, ou seja, aquele que será utilizado quando alguma promoção que envolva o produto estiver ativa. Deve ser preenchido em reais.
  • Produto customizado - Deve ser preenchido caso o produto em questão haja customizações, por exemplo, uma camiseta de futebol com nomes customizados. Essas customizações são cadastráveis e podem ter suas regras e particularidades

Caso possuir um produto customizado, você pode ativar essa modalidade:

Você pode gerenciar essa customizações clicando em '' Gerenciar customizações''.

  • Variantes

Primeiramente, você precisa selecioná-lo como ''Produto com variante''. Feito isso, na seção de  Variante,  você pode criar uma variante de produto, ou então, associar a uma variante já existente.

Você consegue criar uma variação dentro do campo de variantes, para facilitar no cadastro de produtos, acessando Produtos -> Variações.

Pesos e dimensões

É necessário cadastrar os seguintes campos:

Peso do produto - Deve ser preenchido com o valor do peso do produto, em quilogramas. Caso o produto esteja tabelado em gramas, toneladas, etc., deverá haver uma conversão para quilogramas antes do cadastro.

Largura - Deve ser preenchido com o valor da largura do produto, em centímetros. Caso o produto esteja tabelado em metros, deverá haver uma conversão para centímetros antes do cadastro.

Altura - Deve ser preenchido com o valor da altura do produto, em centímetros. Caso o produto esteja tabelado em metros, deverá haver uma conversão para centímetros antes do cadastro.
Comprimento - Deve ser preenchido com o valor do comprimento do produto, em centímetros. Caso o produto esteja tabelado em metros, deverá haver uma conversão para centímetros antes do cadastro.

*No caso de largura, comprimento e altura, ao escrever o valor em cm, aparecerá o valor convertido em metros acima para auxiliar no cadastro.

Imagens

Nesse campo, você pode associar as imagens às variantes cadastradas anteriormente:

Você também tem a opção de deixar apenas uma imagem para todas as variantes também. É só selecionar ''Iguais'':

⚠️ Recomendamos sempre subir imagens quadradas, com dimensões de 1000x1000.

Detalhes do produto

Nesse campo, você pode adicionar a descrição do produto, bem como suas especificações técnicas.

Descrição do produto - Tem-se uma caixa de texto com diversos recursos de edição para a escrita de uma descrição completa, formatada e estruturada do produto. O modo de utilizar essa ferramenta é similar ao de qualquer outro editor de texto, assim como o bloco de notas por exemplo.
Especificações técnicas - Tem-se uma nova caixa de texto para que sejam escritos todos os dados e todas as especificações técnicas do produto. 

Ao clicar em "+ Adicionar Medidas", "+ Adicionar Link do Youtube" ou "+ Adicionar Garantia'' abrirá um campo para que seja adiciona as respectivas informações:

Medidas - Tem-se mais um espaço, onde pode-se colocar todas as medidas do produto para que os clientes saibam seu tamanho e volume.
Link do Youtube - Pode-se colocar o link do vídeo de seu produto no youtube, caso ele existir. Exemplo: https://www.youtube.com/channel/UCDfDYNkud7PL9N2TDnD4Mtg
Garantia: Você pode adicionar uma garantia ao seu produto, caso existir.

⚠️Vale lembrar, que não é possível adicionar emojis ou outros caracteres especiais na descrição do produto

Google / SEO

Título da página - Deve conter informações essenciais do produto, como nome, marca e modelo. Esse título é o que aparece na parte superior do navegador quando o cliente acessa a página do produto.

Link da página - Deve ser colocado caso queira um nome personalizado para o produto, caso contrário, será a "slug" do produto. (nome em minúsculo, sem acentuação e espaços em branco trocados pro hífens)

Descrição da página - Deve ser preenchido com uma descrição precisa sobre o produto, pois esse conteúdo é de extrema importância para os motores de busca entenderem do que ele se trata. Essa descrição irá aparecer nos resultados dos principais sites de busca, e por isso deve conter no máximo 160 caracteres.

URL canônica - Caso haja duas formas de se chegar até essa página, é necessário que haja uma URL canônica para que não tenha penalização no SEO

Em caso de dúvidas, nos encaminhe por e-mail para suporte@yampi.com.br ou clique no balãozinho que consta em sua dashboard 😉

Este artigo lhe ajudou? Obrigado! There was a problem submitting your feedback. Please try again later.