Todas as coleções
Produtos
Como cadastrar um produto?
Como cadastrar um produto?

Veja como cadastrar um produto aqui na Yampi!

Atualizado há mais de uma semana

Cadastrar os produtos é sem dúvidas uma atividade importantíssima para o bom funcionamento de sua loja. Nossa plataforma traz isso de uma forma simplificada, para que você possa cadastrar seus produtos e tudo de um jeito simples e prático.

Nesse artigo vamos ensinar como você pode cadastrar um produto em nossa plataforma, vem ver!

Como cadastrar um produto?

Passo 2 - Preencha o cadastro do seu produto, conforme orientamos abaixo.

➡️ Clique na setinha de cada um pra abrir o conteúdo*

Informações básicas


Ativo/Inativo: Você pode ativar ou desativar o produto;

Buscável/Não buscável: Selecione se o mesmo ficará buscável em sua loja ou não (Isso se aplica apenas se você utiliza a Loja virtual da Yampi).

Tipo de produto: Selecione se é um "Produto físico" ou um "Produto digital".

  • Nome do produto - Nesse campo você deve inserir o nome do produto, de uma forma clara e completa. Exemplos: Cortina B azul 2,02mx2,07m; Smartwatch LED display, etc;

  • Descrição da página - Insira a descrição do seu produto. Aqui você pode usar toda sua a criatividade e se quiser, adicionar especificações técnicas, medidas, link do vídeo no youtube e também informações sobre o tempo de garantia do produto;

  • Marca - Nessa campo você associa o produto a uma marca;

  • Relevância - Índice de prioridade que o produto tem no posicionamento de busca.

  • Código NCM - Código de 8 dígitos. Significa Nomenclatura comum do Mercosul. Não é de preenchimento obrigatório.


⚠️Não é possível adicionar emojis ou outros caracteres especiais na descrição do produto

Detalhes do produto

Insira todos os detalhes do seu produto:

Disponível para venda - Selecione se o produto está disponível para a venda;

  • Preço de custo - Deve ser preenchido com o valor do preço de custo do produto, em reais.

  • Preço de venda - Deve ser preenchido com o valor do preço de venda do produto, em reais.

  • Preço promocional - Deve ser preenchido com o valor do preço promocional do produto, ou seja, aquele que será utilizado quando alguma promoção que envolva o produto estiver ativa. Deve ser preenchido em reais.

  • Código SKU - Deve ser preenchido com o valor da SKU do produto. Caso você não trabalhe com nenhum modelo de valor específico, pode gerar-se uma SKU única e aleatória clicando-se no botão "GERAR" localizado ao lado.

  • Código de Barras (EAN-13) - Código de barras. Com esse recurso, você conseguirá organizar os diferentes itens do estoque de sua loja através de códigos únicos atribuídos a eles. Não é de preenchimento obrigatório;

  • Produto customizado - Deve ser preenchido caso o produto em questão haja customizações, por exemplo, uma camiseta de futebol com nomes customizados. Essas customizações são cadastráveis e podem ter suas regras e particularidades.

🔍 Quer saber como configurar um produto customizado? Ensinamos aqui.

Pesos e dimensões

Cadastre o Peso, Largura, Altura e Comprimento do seu produto.

  • Peso do produto - Deve ser preenchido com o valor do peso do produto, em quilogramas. Caso o produto esteja tabelado em gramas, toneladas, etc., deverá haver uma conversão para quilogramas antes do cadastro.

  • Largura - Deve ser preenchido com o valor da largura do produto, em centímetros. Caso o produto esteja tabelado em metros, deverá haver uma conversão para centímetros antes do cadastro.

  • Altura - Deve ser preenchido com o valor da altura do produto, em centímetros. Caso o produto esteja tabelado em metros, deverá haver uma conversão para centímetros antes do cadastro.

  • Comprimento - Deve ser preenchido com o valor do comprimento do produto, em centímetros. Caso o produto esteja tabelado em metros, deverá haver uma conversão para centímetros antes do cadastro.

Peso e dimensões

*No caso de largura, comprimento e altura, ao escrever o valor em cm, aparecerá o valor convertido em metros acima para auxiliar no cadastro.

Variações do produto

Caso o seu produto tenha variações, é aqui que você deve cadastrá-las! É só clicar em ''Adicionar variação''

🔍 Quer saber sobre como configurar as variações? Leia o artigo: Variações: O que são e como cadastrar?

Imagens

Nesse campo, você pode associar as imagens ao seu produto e às variantes cadastradas (caso o seu produto possua variações).

Você também tem a opção de deixar apenas uma imagem para todas as variantes também. É só selecionar ''Iguais''.

⚠️ Recomendamos sempre subir imagens e formato quadrado, com dimensões de 1000x1000.

Categorias

Nessa área, é possível associar o produto a uma categoria existente, ou até mesmo criar uma categoria para vincular ao produto.

Categorias

Google / SEO


Preenchendo esses campos, você terá uma pré-visualização de como esse conteúdo vai aparecer nos resultados de busca do Google.

  • Título da página - Deve conter informações essenciais do produto, como nome, marca e modelo. Esse título é o que aparece na parte superior do navegador quando o cliente acessa a página do produto.

  • Link da página - Deve ser colocado caso queira um nome personalizado para o produto, caso contrário, será a "slug" do produto. (nome em minúsculo, sem acentuação e espaços em branco trocados pro hífens)

  • Descrição da página - Deve ser preenchido com uma descrição precisa sobre o produto, pois esse conteúdo é de extrema importância para os motores de busca entenderem do que ele se trata. Essa descrição irá aparecer nos resultados dos principais sites de busca, e por isso deve conter no máximo 160 caracteres.

  • URL canônica - Caso haja duas formas de se chegar até essa página, é necessário que haja uma URL canônica para não ter penalização no SEO.


⭐ Sabia que temos uma trilha de conteúdo inteirinha sobre SEO? Acesse aqui.

Frete customizado (Opcional)

Você pode optar por colocar um frete customizado em seu produto. Caso selecione essa opção, você pode adicionar um preço fixo ou deixá-lo como gratuito.

🔍 Explicamos melhor sobre esse recurso nesse artigo: Como configurar frete grátis ou fixo por produto.

Checkout customizado (Opcional)

Você pode definir se deseja afiliar um gateway específico para determinado produto, bem como inserir as URLs de redirecionamento para cada meio de pagamento utilizado.

Caso esse campo fique vazio, será utilizada a afiliação padrão que está cadastrada. Não é de preenchimento obrigatório *

Passo 3 - Clique em "Salvar" e pronto! 🎉

Viu como é fácil? Aqui na Yampi você pode cadastrar seus produtos de formas prática e eficaz!

Em caso de dúvidas, clique no balãozinho de atendimento em seu painel ou nos encaminhe pelo e-mail para [email protected] 😉



Artigos relacionados

Respondeu à sua pergunta?